segunda-feira, setembro 18, 2006

Carta ao Povo Brasileiro

Dia desse eu citei Nelson Rodrigues, falando que o que atrapalha o Brasil é o brasileiro. Pois bem, chegou a hora de a gente mudar essa imagem, e tomarmos uma atitude que pode mudar de forma positiva o futuro de todos nós. Abaixo está uma Carta Aberta ao Povo Brasileiro, assinado por algumas personalidades públicas e intelectuais. Eu também assino embaixo do que eles escreveram.


Por que Heloísa Helena

Nossa existência, como Nação soberana e sociedade organizada, está em perigo. Há 25 anos a renda nacional por habitante parou de progredir. Uma geração inteira nunca viu o Brasil se desenvolver. Cerca de 65% dos nossos jovens, entre 14 e 24 anos, não estudam nem trabalham. O crime organizado avança. Não podemos perder mais tempo.
O PSDB governou o Brasil durante oito anos e agravou a crise brasileira.
O PT não teve coragem para mudar.
Entre janeiro de 2003, quando tomou posse, e junho de 2006 o governo Lula destinou R$ 530 bilhões para remunerar especuladores financeiros, discretamente, enquanto usou R$ 30 bilhões no Programa Bolsa Família, tão divulgado.
A grande maioria dos políticos, no exercício de mandatos, foi cúmplice disso.
A senadora Heloísa Helena foi exceção.
Por defender os compromissos que havia assumido em campanha, foi expulsa injustamente do PT. Mas soube reagir. Em poucos meses, percorrendo o Brasil, sem financiamentos suspeitos, sem cabos eleitorais remunerados, sem apoio dos grandes meios de comunicação, ajudou a recolher nas ruas 500 mil assinaturas de cidadãos e cidadãs, necessárias para legalizar o Partido do Socialismo e Liberdade (P-SOL).
A trajetória de Heloísa nos comove. Sua campanha nos reanima. Permite que reencontremos valores que desapareceram da política brasileira, como simplicidade, honestidade e verdade.
Heloísa Helena não mente, não rouba e não trai.
Tem apoio de militantes idealistas, de intelectuais honestos, de cidadãos conscientes.
Não vote contra o Brasil nem anule seu voto. Ajude essa grande brasileira - mãe, enfermeira, professora universitária, senadora - a cumprir a sua missão, que também é a nossa. A missão de resgatar o nosso orgulho de ser brasileiros e construir o país dos nossos sonhos.
Entre na campanha como for possível. Reúna os amigos. Converse com todos, em casa, no trabalho, nas ruas. Some-se a nós.
Ajude-nos a ajudar o Brasil, é tudo o que pedimos. Cada novo voto conquistado nos aproxima da hora da virada.


Afonso Arinos de Melo Franco, jurista;
Aziz Ab'Sáber, geógrafo;
Carlos Lessa, economista;
Carlos Nelson Coutinho, cientista político;
Chico de Oliveira, sociólogo;
Dom Tomás Balduíno, bispo católico;
Francisco Foot Hardman, historiador;
Guilherme Arantes, músico;
Hélio Bicudo, jurista;
Leandro Konder, filósofo;
Leda Paulani, economista;
Ledo Ivo, acadêmico;
Maria Sylvia de Carvalho Franco, filósofa;
Otilia Arantes, filósofa;
Paulo Arantes, filósofo;
Reinaldo Gonçalves, economista;
Ricardo Antunes, sociólogo;
Roberto Romano, filósofo;
Romualdo Portela, pedagogo;
Vital Farias, músico;
Ziraldo, cartunista.