quarta-feira, setembro 13, 2006

Fraude nas Urnas Eletrônicas

Faz muito tempo que o TSE (e o povo brasileiro) se vangloria das nossas eleições, pois somos o único país do mundo que adota o sistema de urnas eletrônicas, o que possibilita um voto mais ágil e seguro, e o resultado sai em poucas horas. Mas eu sempre desconfiei desse sistema. Não que eu não acredite nas invenções dos brasileiros. Até que nós sempre fomos muito criativos. Acontece que nunca engoli essa história de que países muito mais desenvolvidos que o nosso não conseguiam adotar a urna eletrônica. Sempre me vem a mente a imagem do japonês.
O japonês é um cara que coloca tecnologia em tudo que pode, em prol do conforto. Eles produzem melancias quadradas que encaixam perfeitamente na geladeira. Criam hortas suspensas, com sistema auto-irrigável, que não ocupam lugar em casa. Criaram o controle-remoto, apostaram no relógio digital, inventaram o sistema de fitas VHS (e o CD, DVD, etc). Celular, satélite, aparelhos de som, TV, computador, enfim, tudo. Tu inventa algo e lá vem o japonês aperfeiçoando. Dizem que não existe nada mais eficiente do que um japonês numa lavoura de tomates.
Aí vem alguém e diz que o governo japonês não consegue implantar o sistema de urnas eletrônicas, e que só o Brasil consegue esse feito. Nem Japão, nem EUA, nem Dinamarca, nem Finlândia. Ninguém, só o Brasil consegue.
Uma vez eu assisti a uma palestra em que um japonês (sempre eles) dizia que não se podia confiar em nada eletrônico, pois eram facilmente manipulável e não deixavam rastros. O japa garantia que, com um simples disquete, alguém poderia programar a urna para, a cada três votos em um candidato, transferir um para outro candidato, por exemplo. Ao término do dia o programa se apaga e ninguém fica sabendo. Ah, com a urna eletrônica não existe recontagem de votos.
Certa vez um candidato amigo meu ficou chateado por que eu não votei nele. Perguntei como ele sabia que eu não tinha votado nele, e ele me mostrou duas listas que continham, em uma, todos os eleitores que tinham votado na minha seção eleitoral, e na outra, todos os votos (voto a voto). Detalhe, as listas estavam em ordem de votação. Era só colocar as duas lado a lado, e se saberia quem votou em quem. Isso é voto secreto?
A pouco tempo foi ao ar uma reportagem da Rede Bandeirantes questionando as eleições na cidade de Guarulhos. Minhas suspeitas têm fundamento.
Pois bem, acesse o link abaixo, assista a matéria da Band e tirem suas próprias conclusões. Eu já tirei as minhas.
http://www.youtube.com/watch?v=AY6nefQTf5A